Rebeca Andrade na final do solo em Paris 2024 — Foto: LOIC VENANCE / AFP
Nesta segunda-feira (5), Rebeca Andrade se tornou a estrela mais brilhante do olimpo brasileiro. Na final da prova de solo, a ginasta destronou a americana Simone Biles para ficar com a medalha de ouro. Com o resultado, Rebeca se torna a brasileira com o maior número de medalhas da história das Olimpíadas.
Com sua sexta medalha em duas Olimpíadas, Rebeca Andrade ultrapassou os cinco pódios dos velejadores Robert Scheidt e Torben Grael. E pode ter se despedido do solo da maneira mais perfeita possível. Rebeca também bateu o recorde de maior medalhista em uma única edição, pertencente até então, ao canoísta Isaquias Queiroz, que conquistou três medalhas na Rio 2016. Só em Paris, Rebeca conquistou quatro medalhas: 1 ouro, duas pratas e um bronze.
Na prova de solo, Rebeca travou cada uma das quatro chegadas de acrobacia, entregou uma coreografia cheia de graça e inventividade e levantou o público presente na Bercy Arena. No final, a nota 14.166.
Simone foi a penúltima a se apresentar no solo. Com alto grau de dificuldade do solo, a americana pisou com os dois pés para fora do tablado duas vezes.. Ainda assim, realizou suas acrobacias impossíveis, tirou 14.133 e comemorou uma prata, apenas a 0,033 da brasileira.
As medalhas de Rebeca Andrade
🥈 Tóquio 2020 – prata no individual geral
🥇 Tóquio 2020 – ouro no salto
🥉 Paris 2024 – bronze por equipes
🥈 Paris 2024 – prata no individual geral
🥈 Paris 2024 – prata no salto
🥇 Paris 2024 – ouro no solo