Foto: Samuel Macedo
Tem início no final da tarde desta quinta-feira (8) a primeira edição do Encontro de Jornalismo Cultural. O evento, que é promovido pelo Centro Cultural do Cariri (CCC), se estende até o próximo sábado (10). Segundo divulgado pelos organizadores, o espaço tem como objetivo central “discutir pautas, formatos e critérios utilizados pelos veículos de comunicação na atualidade, proporcionando interações com jornalistas e comunicadores da imprensa nacional”.
Destaca-se que a programação oficial do encontro começa às 17h, com o lançamento da Rádio Unáe, veículo que deverá funcionar como um mecanismo de integração entre os 29 municípios que compõem a região Cariri. O CCC detalhou que a rádio será fundamental para fortalecer a produção e disseminação de conteúdos, a fim de privilegiar “a cultura, a diversidade, o território, a ancestralidade, a natureza e a memória caririense”.
Nesta quinta-feira (8) também ocorrerá a mesa de abertura do evento, o ambiente será destinado ao debate acerca da cobertura de ações e atividades culturais. O espaço contará com a presença do jornalista de O Globo, Nelson Gobbi; com a editora do canal Arte 1, Gisele Kato, além do editor-chefe do setor de entretenimento do jornal O Povo, Renato Abe. O espaço será mediado pelo coordenador de redação do Portal Miséria, Paulo Junior. A mesa terá início às 18h e será transmitida pelo canal do CCC no YouTube.
Nos próximos também haverá discussões sobre como pautar o jornalismo cultural nas redações, e sobre o modo como a cultura nordestina é retratada na mídia brasileira. A programação completa está disponível na página oficial do Centro Cultural no Instagram. Detalha-se que uma série de apresentações artísticas também estão programadas.
Confira a programação completa do evento clicando AQUI