Foto: Ascom Enel
Com as altas temperaturas e a baixa umidade do ar, que são características dos meses entre agosto e novembro, o Ceará entra em alerta devido os riscos elevados de incêndios. O calor e a falta de umidade ressecam a vegetação, tornando-a potencialmente mais propícia a incêndios. Por esse motivo, a Enel alerta sobre os riscos de incêndios nas proximidades da rede elétrica.
De acordo com o Sistema de Monitoramento da Enel, o estado alcançou cerca de 64,8 mil focos de queimadas em 2023. Os números mostram um aumento nos casos a partir de agosto, totalizando 95% das ocorrências no segundo semestre, ultrapassando 61 mil focos de queimadas no período.
Ainda em 2023, as macrorregiões cearenses com maiores números de queimadas foram Centro-Sul (10.068), Cariri (9.310) e Sertão de Crateús (8.860). Segundo a Enel, a maior parte das queimadas ocorre em terrenos baldios onde há muita vegetação e, muitas vezes, acúmulo de lixo. A distribuidora ressalto também que a limpeza dos terrenos e o descarte adequado desses resíduos é essencial para evitar pequenos incêndios próximos à rede.
Segundo a Enel, a ação humana ainda é a principal responsável por grande parte das queimadas registradas no Estado. O fogo próximo à fiação elétrica pode causar curtos-circuitos, levando ao desarme do sistema elétrico ou até mesmo a danos estruturais, impactando diretamente no abastecimento de energia. Além disso, as queimadas ocasionam riscos para a segurança da população e danos ao meio ambiente.
O sistema elétrico é muito sensível às queimadas e, para reduzir os possíveis danos provocados pelo fogo, a companhia realiza anualmente ações preventivas. Para prevenir o impacto das queimadas nas redes elétricas e no abastecimento de energia para os clientes, a Enel monitora, em tempo real, 24h por dia, os focos de queimadas em todo o estado. O monitoramento é realizado pelo Centro de Operações a partir de imagens de satélite, com dados fornecidos em tempo real pela Climatempo, e serve para otimizar o serviço em caso de interrupção no fornecimento de energia.
A Enel disponibilizou uma Central de Atendimento para população comunicar possíveis ocorrências e solicitar serviços ou informações: 0800 285 0196