Foto: Governo do Ceará
Em evento realizado na sede do Governo do Ceará nesta segunda-feira (26), o governador Elmano de Freitas (PT) anunciou uma série de medidas do programa Ceará Contra o Crime. Entre as ações divulgadas por Elmano está a construção de 12 novas delegacias, destas, três serão alocadas na região do Cariri, nas cidades de Barro, Barbalha e Juazeiro do Norte.
A capital cearense irá receber duas novas unidades. Contudo, a maior nova delegacia será instalada na cidade de Caucaia, e será destinada a investigação dos crimes na região metropolitana de Fortaleza.
Novas bases do raio também serão instaladas, ao todo serão 17 bases deste tipo. Além disso, serão adquiridas 1.515 novas viaturas e 52.281 novos equipamentos entre armamentos, drones, motos aquáticas e câmeras termográficas.
O governador também informou a abertura de 2,6 mil vagas em concurso público para as organizações de segurança do Ceará. Nessa linha, explica-se que a projeção é de que mil vagas sejam destinadas à Polícia Militar, 500 para Polícia Civil, 500 para os Bombeiros e 600 para a Polícia Penal do estado. Pontua-se que somente foi divulgado o contingente de vagas, ainda não há detalhes sobre os certames.
Integrando também o programa elencado, o petista anunciou a construção de uma nova unidade prisional. O equipamento terá 960 vagas e será destinado ao regime semiaberto. O governo cearense informou que o prédio será edificado em Itaitinga e contará com um investimento de R$80 milhões.
Cidades sede das novas delegacias
Fortaleza (2)
Caucaia
Acaraú
Crateús
Barbalha
Juazeiro do Norte
Barro
Itaitinga
Paracuru
Cascavel
Camocim