Cerca de 27% dos pacientes com consultas e exames agendados nas unidades de saúde de Juazeiro do Norte não comparecem às marcações. Foto: Ascom Juazeiro
Cerca de 27% dos pacientes com consultas e exames agendados nas unidades de saúde de Juazeiro do Norte não comparecem às marcações, segundo dados da Secretaria de Saúde do município (Sesau).
Segundo a Sesau, em média, 13 mil procedimentos são agendados por mês em clínicas, laboratórios e ambulatórios conveniados, totalizando aproximadamente 620 agendamentos por dia. Desses, 3.510 deixam de ser realizados devido à ausência dos pacientes.
Desde a implementação do Sistema de Marcação de Exames e Consultas (SIMEC), que possibilita o agendamento direto nas Unidades Básicas de Saúde, a Sesau afirma que o município conseguiu aumentar o número de consultas e exames marcados. Porém, a alta taxa de absenteísmo tem levado a secretaria a alertar os juazeirenses sobre a importância do comparecimento.
“Temos um cenário onde 60% dos pacientes recebem o informativo com dia, horário e local de seus procedimentos através do WhatsApp oficial da Secretaria de Saúde. Os outros 40% são contatados pelos postos de saúde, para que os Agentes Comunitários de Saúde, por meio de busca ativa ou telefone, realizem a entrega”, afirmou Yago Nunes, titular da pasta.
Nunes acrescenta que atualmente a pasta está “viabilizando formas para que a taxa de comparecimento, atualmente em 73%, aumente, garantindo que todo o processo, desde a marcação até o resultado do exame, seja concluído”, complementou.
Parcerias
De acordo com a Sesau, cerca de 164 estabelecimentos de saúde são parceiros do município, cobrindo demandas de exames laboratoriais, fisioterapia, ultrassonografia e radiografia, além de consultas oftalmológicas, dermatológicas e psicológicas.
Para minimizar as faltas, a Secretaria de Saúde solicita que os pacientes com exames laboratoriais e fisioterapias compareçam ao laboratório ou clínica com o encaminhamento, mesmo que a data do procedimento já tenha passado.
“O paciente pode comparecer às unidades desde que a data do exame laboratorial ou da fisioterapia seja no mesmo mês. Por exemplo: se o exame estava marcado para o dia 10 de agosto e o paciente perdeu, ele pode se dirigir ao local até o dia 30 do mesmo mês para realizá-lo”, explicou o secretário.