Foto: Caio Cabral
Atuando no Cariri há mais de 20 anos, o Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC) se dedica à luta por equidade étnico-racial na região. Com um trabalho voltado para quilombos, comunidades negras rurais e periferias, busca promover políticas públicas que melhorem as condições de vida, moradia e dignidade dessas populações.
A pesquisa “A Presença Negra no Cariri Cearense” surgiu com o objetivo de recuperar a história e os patrimônios da cultura negra caririense. Segundo o GRUNEC, “a história foi contada a partir da visão eurocêntrica que apagou a contribuição afrodescendente para a identidade do Cariri”.
A metodologia do projeto envolve uma pesquisa de caráter qualitativo, com levantamento bibliográfico, iconográfico e documental em acervos locais, como a Cúria Diocesana e o Centro de Documentação do Cariri (CEDOCC) da Universidade Regional do Cariri (URCA). Para a pesquisa, a análise dos dados será realizada a partir de uma perspectiva afro-referenciada, visando contextualizar criticamente as tensões raciais na história do Cariri e destacar a influência afrodescendente através do estudo do desenvolvimento da cultura regional.
O projeto também prevê a elaboração de um inventário de fontes históricas sobre a presença negra no Cariri, além de visitas a museus, territórios e outros espaços significativos para a cultura afro-caririense. Todo o processo será implementado, acompanhado e avaliado pela equipe e parceiros.