Carol Santiago conquista a prata nos 100m peito — Foto: Alexandre Schneider/CPB
5 vezes Carol Santiago. A maior campeã da história do Brasil em Paralimpíadas, Carol encerrou a campanha nos Jogos de Paris com a medalha de prata, nesta quinta-feira (5), na prova dos 100m peito da classe SB12. Ela terminou a prova com a marca de 1min15s62. O ouro foi conquistado pela alemã Elena Krawzow, que bateu o recorde mundial com 1min12s54. Jietong Zheng completou o pódio com 1min20s03.
Antes da prata conquista nesta quinta, Carol já havia conquistado três ouros e uma prata em Paris. Ela venceu os 50m e 100m livre, e os 100m costas, além de ter sido prata com o revezamento 4x100m misto.
“Estou muito feliz. Esta é uma prova que gosto muito. Mas ela é sempre uma prova muito difícil, pois fica no final do programa. Além disso, ela me dá mais trabalho também, pois tenho que treinar dobrado, pois, além dos meus treinamentos, tenho que fazer as dobras todas desta prova. Mas fico muito feliz de encerrar as paralimpíadas , um programa que foi vencedor, com essa prata”, declarou a nadadora.
Com as cinco medalhas de Paris, a nadadora chegou a dez pódios na carreira, já que também ganhou cinco medalhas nos Jogos de Tóquio, há três anos.
Carol nasceu com síndrome de Morning Glory, alteração congênita na retina que reduz seu campo de visão. Praticou natação convencional até o fim de 2018, quando migrou para o esporte paralímpico.