Austragésio Pereira (Deda). (Foto: Reprodução)
A Justiça Eleitoral, da 62ª Zona Eleitoral de Várzea Alegre, investiga o atual Prefeito e candidato à reeleição de Farias Brito, Francisco Austragezio Sales (Deda), por suspeita de abuso de poder político e autoridade, ao realizar contratações sem a realização de processo seletivo, durante o ano de 2024.
A ação, movida pela coligação “Para Reconstruir Farias Brito”, alega que “o excesso de contratações, sem a devida justificativa, levanta suspeitas de irregularidades eleitorais, uma vez que essas ações podem ter sido realizadas com o intuito de obter vantagens políticas”.
Segundo a coligação, a partir de dados extraídos do Portal da Transparência, entre janeiro e julho de 2024 foram realizadas mais de 1.090 contratações temporárias. O Juiz Hyldon Masters Cavalcante Costa marcou, para a próxima terça-feira (17), uma audiência de inquirição de testemunhas para dar continuidade às investigações.
Procurada pelo Portal Miséria, a coligação “Farias Brito Olha Pra Frente”, composta pelos partidos PDT e MDB ressalta que os “atos praticados [as contratações] estão em consonância com a legislação específica e, no momento oportuno, haverá a produção de prova de que não houve nenhuma irregularidade”, afirmou em nota.
A nota acrescenta que a investigação “se constitui numa tentativa desesperada de criar factoides, diante da perspectiva clara de vitória [da Chapa]”, complementou.