Arismar Araruna faleceu em hospital de Barbalha (Foto: Reprodução)
Como forma de homenagem póstuma, o Site Miséria lembra exatos cinco anos da morte do empresário Arismar Araruna, que transcorre nesta sexta-feira. Arismar Euclides Araruna morreu aos 82 anos no Hospital São Vicente de Paulo em Barbalha no dia 4 de outubro de 2019. Era empresário do ramo imobiliário e de calçados tendo sido dono do Grupo AP Calçados e da Imobiliária Araruna em Juazeiro, cujas empresas tocava juntamente com os filhos. Ele nasceu no dia 2 de novembro de 1937 no Sítio Araruna na zona rural de Missão Velha.
Era filho de Josino Euclides Araruna (que se tornou nome de praça em Juazeiro) e Maria Tavares Araruna. Arismar iniciou os estudos no Colégio Marista de Missão Velha, mas, no ano de 1951, veio morar em Juazeiro época em que o município tinha apenas 40 anos de emancipação política. Após fixar residência na terra de Padre Cícero, concluiu o ensino primário no Colégio Salesiano São João Bosco. Posteriormente, foi estudar no Colégio Diocesano de Crato e ali terminou o Ginásio quando se mudou para Fortaleza a fim de cursar o Científico o que fez no Colégio Cearense.
Retornando ao Juazeiro, casou com Maria da Penha Norões Mota Araruna com quem teve os filhos Helena Márcia (1963), Ana Paula (1966), Érico (1973) e Thales Mota (1977). Começou a atividade empresarial em 1963 abrindo a Araruna Plásticos Indústria e Comercio. Depois, vieram a Via Show, a Reciclau e a Psyke gerando milhares de empregos diretos e indiretos. Foi membro do Rotary Clube e, como presidente, construiu a Sede Social e a Escola Rotary no ano de 1984. Fez vários cursos em Administração e Economia, se tornou cidadão honorário de Juazeiro e soube encaminhar bem os filhos no mundo dos negócios.