Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Eleições 2024: saiba onde e como consultar seu local de votação
Os eleitores podem consultar o local de votação por meio do portal do TSE e pelo aplicativo e-Título
Cícero Dantas
Eleições
Detalhe da urna eletrônica e a tecla confirma (Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)

O primeiro turno das eleições acontece no próximo domingo (6) e, por isso, é necessário que eleitores confirmem seus locais de votação. É possível verificar a zona e a seção eleitoral através do aplicativo da Justiça Eleitoral, o e-Título, e pelo portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

No portal do TSE, existem duas formas de pesquisar o local de votação. A primeira delas é por meio da aba “Serviços eleitorais”, localizada no topo da página eletrônica, depois em “Local de votação/zonas eleitorais”. O eleitor será redirecionado para o uma nova página online, que terá a opção “Consulte Onde Votar”, logo após o título.

aplicativo e-Título, lançado em 2017, é a versão digital do documento eleitoral. No sistema é indicado o local de votação na tela de início, abaixo do nome do eleitor. Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia o cidadão até a seção eleitoral. O documento digital pode ser baixado até sábado (5), através de lojas virtuais,  como Google Play (Android) ou a App Store (Apple).

O que levar? 

No dia da votação, é necessário apresentar um documento oficial com fotos, como carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação (CNH),  passaporte, entre outros.

O título de eleitor pode ser substituído pela versão digital, o e-Título, que deve estar em situação regular. Quem estiver com a inscrição eleitoral cancelada ou suspensa, não terá o título na lista da seção eleitoral.

Atualmente, o Brasil tem 155,9 milhões de pessoas aptas a votar nas eleições municipais de 2024, em 5.569 cidades, com exceção do Distrito Federal. O voto é obrigatório para maiores de 18 anos até 69 anos. Para pessoas analfabetas, maiores de 70 anos e quem tem entre 16 e 18 anos o voto é facultativo.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade