Foto: reprodução
Neste sábado (12), em todo o Brasil é celebrado o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país. A devoção à padroeira iniciou em 1717, quando três pescadores lançaram seus barcos no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, e encontraram uma pequena imagem de madeira em suas redes de pesca.
A santa ganhou o título de padroeira do Brasil em 1930, pelo Papa Pio XI, devido a grande devoção dos brasileiros. A coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida foi um marco histórico para a Igreja Católica no Brasil. E até os dias atuais, a imagem segue sendo venerada e sua festa celebrada em diversas partes do mundo.
Nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, as celebrações são realizadas durante nove dias com encerramento no sábado (12). Em Crato, a programação iniciou no dia 2 de outubro na paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Gizélia Pinheiro, conhecido como Batateiras. Em Juazeiro do Norte a programação iniciou no primeiro dia do mês e segue acontecendo no bairro João Cabral. Já em Barbalha a programação acontece na capela dedicada à santa no bairro Malvinas.