Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Santana do Cariri é a maior produtora de mel do Brasil, segundo dados do IBGE
Com esse resultado, o Ceará subiu da 8ª para a 5ª posição entre os maiores produtores de mel do Brasil.
Saulo Mota
Foto: Reprodução

De acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal de 2023 (PPM) divulgada em setembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santana do Cariri foi a cidade que mais produziu mel de abelha no Brasil no ano passado. O município cearense produziu quase 1,2 milhão de quilos de mel, sendo um dos apenas três municípios no País a ultrapassar a marca de 1 milhão de quilos.

Os dados confirmam uma tendência iniciada em 2022, quando a cidade registrou um aumento de mais de seis vezes na produção de mel em relação a 2021, alcançando a liderança nacional e tornando-se, na ocasião, a maior produtora do Brasil. Santana do Cariri foi, inclusive, o único município a ultrapassar a marca de 1 milhão de quilos de mel naquele ano.

O desempenho de Santana do Cariri impulsionou o crescimento do Ceará no ranking nacional, elevando o estado da 8ª para a 5ª posição entre os maiores produtores de mel do Brasil. O Piauí, estado vizinho, continua sendo o maior produtor de mel do Nordeste e o segundo maior do país, com aproximadamente 8,83 milhões de quilos produzidos em 2023, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul.

O crescimento da produção de mel no Estado foi comemorado pela presidenta da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, que destacou a a qualidade do produto cearense. “O mel do Cariri é fantástico, talvez o melhor mel do Brasil. Fizemos uma rodada de negociação e os compradores eram todos do Piauí, sem nenhum do Ceará, tamanho é o reconhecimento da qualidade”.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade