Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Ceará Acolhe: governo envia à Assembleia projeto para ajudar órfãos da Covid-19
Entre as ações estão a oferta de auxílio financeiro, atendimento prioritário em serviços psicossociais e nas unidades escolares, além do cuidado com a saúde mental.
Rute Oliveira
Mais de 100 crianças de até 4 anos morreram por Covid no Ceará desde o início da pandemia
Desde o início da pandemia, 107 crianças de até 4 anos morreram por Covid-19 no Ceará (Foto: Reprodução/TVM)
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou nesta segunda-feira (14) o envio de um projeto à Assembleia Legislativa do estado, com a proposta de criar o Programa Ceará Acolhe, destinado a apoiar crianças e adolescentes que perderam os pais devido à Covid-19.
O programa visa garantir a proteção social de crianças e adolescentes que enfrentam orfandade bilateral (perda de ambos os pais) ou vivem em famílias monoparentais (formadas por apenas um dos pais) devido à pandemia, até os 18 anos.

Entre as ações estão a oferta de auxílio financeiro, atendimento prioritário em serviços psicossociais e nas unidades escolares, além do cuidado com a saúde mental. O Projeto de Lei também propõe o acompanhamento por equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), com foco no fortalecimento dos vínculos familiares, sociais e comunitários. Assim como a inserção dos adolescentes no mercado de trabalho, por meio de programas de aprendizagem profissional.

Em suas redes sociais, o governador Elmano de Freitas destacou que “o projeto tem como objetivo implementar uma série de ações para amenizar os impactos do trauma gerado pela perda de familiares. Conto com o apoio de todas e todos os parlamentares para a aprovação deste importante projeto, voltado àqueles que sofreram perdas irreparáveis durante a pandemia.”

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade