Compartilhar
Publicidade
Publicidade
3ª Festival Ajeumbó acontece no Centro Cultural do Cariri
Evento inova com tendas, divididas nos segmentos Sementes, Saberes e Memórias, com proposta de imergir os participantes na cultura alimentar do Ceará.
Bruna Santos
Com letras poéticas que refletem a vida brasileira, Mahmundi combina samba, MPB e soul em suas músicas. (Foto: Reprodução)

O Centro Cultural do Cariri recebe, entre os dias 18 e 19 de outubro, a terceira edição do Ajeumbó: Festival de Cultura Alimentar Afroancestral. O evento tem como objetivo fomentar o protagonismo afroancestral através da cultura alimentar e gastronomia. O acesso a programação acontece mediante doação de 1kg de alimento não perecível, exceto sal, para o Programa Ceará sem Fome. 

Desenvolvido pelo Mercado AlimentaCE, com apoio institucional da Secretaria da Igualdade Racial do Ceará (Seir), o festival pretende reunir experiências gastronômicas, shows e ações formativas. Segundo Rosely Nakagawa, diretora do Centro Cultural do Cariri, o encontro é uma forma de celebrar a coletividade.

“A origem dos quilombos na Chapada do Araripe se constrói através da definição de territorialidade, que incorpora o acesso aos recursos naturais disponíveis, adquirindo uma dimensão política e simbólica única. Podemos afirmar que a realização do Ajeumbó no Centro Cultural do Cariri é um grande encontro de celebração da coletividade, que carrega em seu seio a fartura do conhecimento da terra e de seus alimentos”, afirma.

Dentro do Festival Ajeúmbo, estão incluídos o  lançamento do livro “Mistura Quilombola”, fruto de uma pesquisa sobre a cultura alimentar quilombola no Ceará, realizado pelo Mercado AlimentaCE entre maio de 2022 e fevereiro de 2024. Ainda, haverá apresentação cultural da cantora Mahmundi com sucessos que perpassam o samba, MPB e soul. Com o álbum de estreia Mahmundi (2016), ela conquistou o Prêmio Revelação da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), consolidando seu nome no cenário musical nacional.

Além da programação principal, o evento inclui ações contínuas, como a Feira das Artes, a Feira Agroecológica e a Feira Gastronômica. Uma das principais novidades será a introdução das Tendas, que estarão divididas em três segmentos: Sementes, Saberes e Memórias. Cada uma delas terá como proposta promover a imersão e o aprendizado sobre a cultura alimentar do Ceará.

Confira a programação completa

DIA 1| SEXTA-FEIRA (18) – 16H ÀS 21H

16h30 às 17h – Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto
17h às 18h – Cerimonial de Abertura
18h30 às 19h – Lançamento do Livro “Mistura Quilombola: Comida, Identidade e Cultura no Ceará”
19h às 20h30 – Samba de Terreiro da Mãe Alexandrina
21h – Encerramento

Espaços – 16h às 20h30

Feira Das Artes
Tendas – Sementes/Saberes/Memórias
Restaurantes
Feira de Empórios
Feira Gastronômica
Feira Agroecológica

DIA 2| SÁBADO (19) – 9H ÀS 22H30

9h às 12h – Oficina com degustação “Gastronomia e Afrobrasilidades: Afrocentrando a Cultura Alimentar Cearense”, com Lourence Alves

Preparo de croquete de baião de dois com arroz vermelho e feijão de corda

12h30 às 14h – Intervalo
14h30 às 15h30 – COM/PARTILHA: Casa de farinha como espaço de cultura
15h45 às 16h30 – Vivência Chá da Memória
16h30 às 18h30 – Encontro de Povos de Terreiro
19h às 20h – Show “Negrazúmbida”, com Roberta Kaya
20h30 às 22h – Show Mahmundi
22h30 – Encerramento

Espaços – 16h às 22h

Feira Das Artes
Tendas – Sementes/Saberes/Memórias
Restaurantes
Feira de Empórios
Feira Gastronômica
Feira Agroecológica

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade