Entre maio e agosto de 2024, foram registrados 113 casos. Foto: Reprodução
O município de Juazeiro do Norte registrou uma redução nos casos de gravidez na adolescência entre as faixas etárias de 10 a 19 anos. Entre janeiro e agosto de 2024, houve uma queda de aproximadamente 39% nos casos. Os dados foram disponibilizados pela Secretaria de Saúde na última quarta-feira (16), durante a prestação de contas do 2° quadrimestre deste ano.
Segundo a Vigilância Epidemiológica de Juazeiro do Norte, no último quadrimestre de 2023, o município registrou 131 casos de gravidez na adolescência. Entre janeiro e abril de 2024, o número caiu para 118, enquanto de maio a agosto do mesmo ano, os casos despencaram para 113.
De acordo com o Ministério da Saúde, 66% das gestações em adolescentes são indesejadas. O informativo sobre o assunto, produzido pela pasta federal, sugere que a gravidez ocorra, especialmente, em situações de desinformação, falta de apoio familiar e comunitário. Ainda, afirma que a falta de conhecimento e acesso a métodos contraceptivos e a informações adequadas sobre planejamento reprodutivo contribuem diretamente para o alto número de maternidade na adolescência e juventude.
Nacionalmente, uma das políticas adotadas para a diminuição dos casos é o trabalho desenvolvido na Atenção Primária, por meio do acompanhamento cotidiano das Equipes de Estratégia de Saúde da Família. Quitéria Magalhães, diretora da Atenção Primária de Juazeiro do Norte, afirma que o município tem focado no tema nos últimos três anos.
Entre as ações desenvolvidas, ela destaca os projetos de educação em saúde, o Programa Saúde na Escola, o planejamento familiar com a oferta de métodos contraceptivos e a assistência pré-natal dentro das unidades básicas de saúde.