Compartilhar
Publicidade
Publicidade
MPCE traz seis exposições culturais a cidades do interior do Ceará
As mostras, gratuitas e abertas ao público, estarão nas sedes do MP das cidades de Barbalha, Crato, Icó, Juazeiro do Norte, Quixadá e Quixeramobim.
Bruna Santos
Seis cidades serão contempladas com as exposições. Foto: MPCE

A partir da próxima terça-feira (24), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), em parceria com o Museu da Fotografia Fortaleza, inicia uma série de seis exposições culturais em municípios do interior do estado. As mostras, gratuitas e abertas ao público, estarão em exibição de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas sedes do MP das cidades de Barbalha, Crato, Icó, Juazeiro do Norte, Quixadá e Quixeramobim.

De acordo com o MP, cada exposição traz uma abordagem única, explorando temas históricos, culturais e sociais através da fotografia.

Em Juazeiro do Norte, a história de Serra Pelada, o maior garimpo a céu aberto do mundo, ganha destaque. A mostra relembra a corrida pelo ouro que, além de conflitos e devastação ambiental, simboliza a ganância e as condições precárias de trabalho enfrentadas pelos garimpeiros.

No Crato, a exposição “Entre o Mar e o Sertão” propõe um diálogo entre dois ambientes aparentemente opostos, praia e sertão, oferecendo uma visão sensível das belezas e desafios de cada um desses ecossistemas.

Já em Icó, os visitantes poderão percorrer “Uma Jornada pelo Sertão”, um ensaio que revela a força e resiliência dos sertanejos. A exposição também apresenta registros históricos do bando de Lampião, figura marcante do cangaço nordestino.

Barbalha recebe a mostra “Paisagem Movediça”, que retrata o desastre ambiental do rompimento da barragem de rejeitos em Mariana (MG), capturando tanto os momentos imediatos após a tragédia quanto os esforços de recuperação da natureza.

O MP leva até Quixadá, as obras dos irmãos Carlos e Miguel Vargas, fotógrafos peruanos que revolucionaram a cena cultural em seu país por meio de suas exposições e iniciativas artísticas.

Por fim, em Quixeramobim, a exposição “Ser Humano” convida a população à reflexão sobre os conflitos globais contemporâneos, com registros dos fotógrafos Gabriel Chaim, Felipe Dana, Maurício Lima, André Liohn, Evandro Teixeira e Juca Martins.

Exposições:

Paisagem movediça – Barbalha
Local: Sede das Promotorias de Justiça de Barbalha
Endereço: Rua Edmundo de Sá Sampaio, n° 231, bairro Centro

Entre o Mar e o Sertão – Crato
Local: Sede das Promotorias de Justiça de Crato
Endereço: Avenida Perimetral Dom Francisco, nº 1030, bairro São Miguel

Uma Jornada pelo Sertão – Icó
Local: Sede das Promotorias de Justiça de Icó
Endereço: Rua Padre José Alves de Macedo, nº 14, bairro Centro

Serra Pelada – Juazeiro do Norte
Local: Sede das Promotorias de Justiça de Juazeiro do Norte
Endereço: Rua Oliveira Alves Fontes, nº 145, bairro Lagoa Seca

Estúdio de Arte irmãos Vargas – Quixadá
Local: Sede das Promotorias de Justiça de Quixadá
Endereço: Avenida Jesus Maria José, nº 31, bairro Jardim dos Monólitos

“Ser Humano” – Quixeramobim
Local: Sede das Promotorias de Justiça de Quixeramobim
Endereço: Avenida Humberto Sena, nº 600, bairro Edmilson Correia de Vasconcelos

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade