Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Aberto em Juazeiro o I Seminário Integrado das Guardas Municipais com representantes de três estados
Demontier Tenório
Foto: Divulgação

O prefeito de Juazeiro, Gledson Bezerra, abriu o I Seminário Integrado das Guardas Municipais defendendo trocas de experiências mais permanentes e investimentos maiores nas GCMs. Foi na manhã desta quinta-feira, no auditório da Secretaria de Educação, perante representantes de 15 municípios dos estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O evento se estende até a tarde de sexta-feira e se destina ainda às comemorações pelos 5 anos da Patrulha Maria da Penha (PMP) em Juazeiro.

Citando o Ceará como o quinto do país em casos de violência doméstica, o prefeito disse ser algo que choca “e não podemos calar diante de tal situação”. Para ele, é preciso cuidar de cada fenômeno dessa violência a partir das suas especificidades. Gledson aproveitou para defender mais recursos em favor das Guardas Municipais até por já existir um reconhecimento pelo combate diário ao crime mesmo não sendo missão precípua.

Somente no ano passado, como lembrou o secretário de segurança pública Cláudio Luz, 56 pessoas foram presas pela GCM de Juazeiro em situação de flagrante ou descumprindo medidas judiciais protetivas. Nesse contexto, defendeu uma legislação mais dura e punição severa aos que cometem crimes contra mulheres. “Precisamos avançar nas políticas contra culturas de violência e do machismo em nome de um futuro de paz”, disse Luz apontando que a escola pode ser um dos caminhos.

A exemplo dos demais oradores, o Comandante da GCM em Juazeiro, Cesar Alves, fez referências ao avanço na questão do porte funcional da Guarda Municipal quando 53 já estão aptos e disse ter esperança de ver toda GCM juazeirense atuando com armas “para se proteger e proteger a sociedade”. Sobre a patrulha Maria da Penha, considerou interessante o volume de ações no município resultando na preservação da integridade física das vítimas.

O seminário conta com depoimentos de pessoas assistidas pela PMP em Juazeiro. Na manhã desta quinta-feira houve palestras da Defensoria Pública sobre atendimento humanizado e da direção da Casa da Mulher Cearense. No período da tarde o secretário de segurança, Cláudio Luz, fala sobre flagrante e a coordenadora da PMP, Mônica Vidal, apresenta “Histórico e Protocolos Administrativos da Patrulha”. Já o Subinspetor da GCM, Fernando Félix, destaca “Aspecto Psicológico da Violência Doméstica”.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade