Foto: Izabelly Macêdo/Agência Miséria
Desde terça-feira (10) o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) apontava um novo caso suspeito de COVID-19 em Juazeiro do Norte. A suspeita causou confusão nas autoridades responsáveis, uma vez que nenhuma unidade de saúde do município havia realizado o registro da notificação.
Na manhã desta quinta-feira (12), o Site Miséria entrou em contato com o secretário de Saúde Antônio Lucimilton de Sousa Macêdo para coletar mais informações sobre o fato. Segundo o titular da Pasta, uma mulher preencheu a ficha de notificação para casos suspeitos e prováveis de novo Coronavírus por “engano”.
A ficha de notificação pertence ao Ministério da Saúde e deveria ser preenchida apenas por profissionais de saúde responsáveis pelo atendimento de pacientes com suspeita de Coronavírus. Utilizada a nível nacional, a ficha integra o protocolo de notificação estabelecido pela Secretaria de Vigilância em Saúde.
Nesta sexta-feira (13), o secretário de Saúde de Juazeiro do Norte levará o caso para conhecimento dos demais secretários de Saúde do Estado. “Se uma pessoa leiga fez isso, várias outras podem fazer, sem ser a realidade da região e outras pessoas podem fazer de má fé, para desenvolver um terrorismo e tumulto na população”, declarou o titular da Pasta.
Até o momento, Juazeiro do Norte foi a única cidade do Brasil a identificar essa “brecha” no protocolo de notificação estabelecido para o país. O caso pode ser levado as autoridades de Justiça. Mais informações devem ser divulgadas em breve.