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Olimpíada de Matemática: 29 internos do sistema prisional cearense avançam para a segunda fase da avaliação
Aproximadamente 700 internos foram inscritos para realizar a avaliação que busca estimular o aprendizado da matemática.
Rute Oliveira
Foto: Pablo Pedraza

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização informou esta semana que 29 dos 700 internos inscritos na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) alcançaram a pontuação necessária para se classificar para a segunda fase. A competição busca estimular o aprendizado de matemática, identificar talentos, além de contribuir para a melhoria da educação básica e promover a inclusão social.

A competição é destinada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio. De acordo com a Secretaria, a EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, responsável pela escolarização em unidades prisionais, inscreveu, em parceria com a Coordenadoria de Educação da Secretaria da Administração Penitenciária, os internos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio na avaliação.

A OBMEP é composta por duas fases: uma prova objetiva e uma prova discursiva. Em 2024, a primeira fase foi realizada em junho, com a participação de mais de 18 milhões de estudantes de diversas instituições de ensino no Brasil. Para o coordenador pedagógico da EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, Emanuel Barreto, “a educação é uma ferramenta poderosa para a reinserção social. Os estudantes têm a chance de ampliar seus horizontes e perspectivas, aumentando suas chances de reintegração à sociedade. O envolvimento em atividades educacionais desafiadoras pode ajudar a combater o estigma associado à vida dentro das prisões. Mostrar que os internos podem se destacar academicamente contribui para uma visão mais positiva sobre a reabilitação”, afirma.

 

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