Aedes Aegypti (Reprodução)
Relatório da Secretaria de Saúde do Estado revela que os casos de Dengue em Icó duplicaram da última terça feira até hoje, dia 12.
A 17ª Regional de Saúde de Icó engloba os municípios de Baixio, Cedro, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós e Umari. São 241 notificações e na última terça, 41 casos tinham sido confirmados. Hoje,os casos confirmados pularam para 82.
Outros 131 estão em investigação e 28 foram descartados. Segundo um funcionário do setor de epidemiologia do município,o mais preocupante, é que depois de 15 anos, o vírus da Dengue tipo 2 voltou ao município, considerado mais agressivo. Enquanto isso, os carros fumacês estão realizando o segundo ciclo na cidade, que se estenderá até o dia 18.
Em Orós, um caso foi notificado e um confirmado. Dois casos de Chikungunya também foram confirmados no Icó até a data de hoje.
O mosquito da Dengue costuma picar durante o dia, especialmente nas primeiras horas da manhã ou no fim de tarde.Pica principalmente,nas pernas,tornozelos ou pés e a sua picada,geralmente não dói nem coça. O mosquito tem voo rasteiro,com no máximo 1 metro de distância do solo.
Com informações de Richard Lopes