Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Governo Federal anuncia criação de salas em aeroportos para pessoas neurodivergentes
Até 2026, espera-se à instalação de 20 salas multissensoriais.
Evellen Rodrigues
Foto: Agência Gov | Via MPor

O Ministério de Portos e Aeroportos lançou, nesta terça-feira (5), o Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista. O anúncio ocorreu durante o evento Airport National Meeting 2024, em Brasília. A iniciativa visa proporcionar uma experiência mais inclusiva para passageiros neurodivergentes, especialmente pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, nos aeroportos brasileiros.

Nos próximos anos, os terminais aéreos passarão por aprimoramentos, como a instalação de salas multissensoriais, que promoverão relaxamento, concentração e bem-estar por meio de estímulos sensoriais visuais, táteis e auditivos. Além das salas sensoriais, serão disponibilizadas salas de acomodação com ambientes tranquilos e estímulos reduzidos, oferecendo um espaço calmo e seguro para acolher passageiros neurodivergentes durante momentos de crise.

O Programa de Acolhimento ao Passageiro com TEA é fruto de um compromisso entre o MPor e a Casa Civil, alinhando-se aos objetivos do Plano Aeroviário Nacional (PAN).

Andamento da iniciativa

Até 2026, espera-se a instalação de 20 salas multissensoriais em diversos aeroportos brasileiros, sendo uma delas inaugurada ainda no mês de novembro no aeroporto de Natal. Outras seis salas estão previstas para implementação no primeiro trimestre de 2025.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade