Filhote abandonado e disponível para adoção. Foto: Ascom / PMJN
O Centro de Zoonoses de Juazeiro do Norte (CCZ) iniciou uma campanha de incentivo a adoção de animais que são abandonados no equipamento. Segundo o órgão, semanalmente filhotes de cães e gatos são deixados na porta do CCZ. De acordo com a Lei Federal nº 9.605/98, abandonar animais é crime, e o responsável pelo ato pode ser penalizado com detenção de três meses a um ano.
Para adotar um animal, é necessário fazer a solicitação diretamente no Centro de Zoonoses, localizado na Avenida Tenente Raimundo Rocha, s/n, no bairro Lagoa Seca. O interessado deve ser maior de 18 anos e apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de residência. Após a entrega da documentação, o futuro tutor será convidado a realizar uma visita ao local para conhecer os animais disponíveis e escolher aquele que mais se adapta ao seu perfil e necessidades. O processo também inclui uma entrevista, onde serão detalhadas as responsabilidades e cuidados necessários para garantir o bem-estar do pet adotado.
Segundo Jucimara Santana, diretora do CCZ, a adoção é um conforto para os animais. “A adoção responsável é um ato de amor. Significa uma nova chance para o animal que já sofreu e agora busca um lar repleto de amor, alegria, aconchego e, principalmente, de cuidados”,afirma.
De acordo com o CCZ, entre os animais disponíveis estão o Zuma, um cachorrinho dócil e ainda filhote, e Penélope, uma Pit Bull de dois anos. O Centro de Zoonoses é um equipamento de controle e combate às doenças zoonóticas e não funciona como casa abrigo para animais.