Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Estudante caririense representa Ceará na 21ª Feira Nacional de Ciência e Tecnologia
Projeto “Aparelho multissensorial para auxílio à deficiência visual” visa proporcionar mais mobilidade e independência às pessoas com deficiência visual.
Bruna Santos
Estudante é a única aluna no Ensino Médio a representar o Ceará. Foto: Arquivo pessoal

Brasília recebe entre os dias 5 e 10 de novembro a 21ª Feira Nacional de Ciência e Tecnologia. Entre os expositores, destaca-se a caririense Clarissa Figueiredo Dantas Macedo, de 15 anos, única representante da região no evento. Estudante do 1° ano do Ensino Médio do Colégio Paraíso, Clarissa levou à capital do país seu projeto “Aparelho multissensorial para auxílio à deficiência visual”, que visa proporcionar mais mobilidade e independência às pessoas com deficiência visual.

A ideia do projeto surgiu da sensibilidade da estudante para as questões sociais, especialmente aquelas relacionadas à deficiência visual. “O principal objetivo do nosso projeto é melhorar a mobilidade das pessoas com deficiência e criar um sistema de comunicação e identificação que seja simples, prático e barato, para que todas as pessoas de classe baixa consigam acessar”, explica Clarissa.

Segundo Clarissa, causas sociais sempre estiveram no seu radar e, ao longo dos seus anos de estudo, a deficiência visual sempre lhe chamou atenção. “Percebi que a mobilidade é um dos principais desafios para essas pessoas. Falei com meus professores, e eles me ajudaram a desenvolver tudo o que temos hoje”, explica.

 

Aparelho multissensorial para auxílio a deficiência visual, desenvolvido por Clarissa.

O equipamento desenvolvido funciona com um botão que captura imagens e as descreve ao usuário através de áudio. O controle permite fazer ligações, enviar mensagens, compartilhar a localização em tempo real e emite vibrações.

O convite no IX MOCICA

A jovem foi convidada a participar do evento pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda, ao visitar seu stand durante a IX MOCICA (Mostra Caririense de Ciências e Arte). Segundo a estudante, estar na feira é uma oportunidade única de crescimento e aprendizado. “Estou muito feliz e grata por essa oportunidade! Esse evento está sendo um grande incentivo para continuar investindo no desenvolvimento de soluções que promovam a inclusão e o bem-estar de todos”, compartilhou.

Clarissa na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Com um olhar voltado para o futuro, a jovem de 15 anos acumula uma série de certificados, entre eles estão a Expo Science International, a Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia e a Feira de Ciências e Tecnologia das Nações, onde conquistou dois  prêmios  – César Lattes e Daqui pra Fora -, além do 1° lugar na área Transformação Digital.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade