Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Hemoce Crato realiza primeira leucaférese no interior do Ceará
Procedimento é feito na capital do Estado desde 2016.
Bruna Santos
Leucaférese é inédita no interior do Ceará. Foto: Ascom Hemoce

A unidade Crato do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) realizou a primeira leucaférese do interior do Ceará. O procedimento contemplou  um paciente de Barbalha, que necessitava reduzir sua contagem de glóbulos brancos devido a um quadro de leucemia aguda.  Profissionais do Cariri e Fortaleza participaram do momento. O Hemoce é o único equipamento capacitado a executar o procedimento pelo Sistema Único de Saúde no estado.

Máquina de aférese. Foto: Ascom Hemoce

De acordo com o Hemoce Crato, a técnica utiliza uma máquina de aférese, que faz a separação dos componentes do sangue através de centrifugação.O sangue passa pela máquina, onde é centrifugado, separado e retirada apenas a camada dos leucócitos, sendo posteriormente devolvido ao paciente os demais componentes do sangue. Conhecido também como glóbulos brancos, os leucócitos são células do sistema imunológico que protegem o organismo contra infecções, mas é a célula afetada no caso das leucemias”, explica Luany Mesquita, diretora de hematologia do Hemoce.

A leucaférese é indicada para pacientes com taxas elevadas de leucócitos, comuns em casos de leucemias agudas, que tornam o sangue mais viscoso e podem causar sintomas como dificuldades respiratórias, alterações neurológicas e problemas renais.

Trabalho em equipe

Segundo Viviane Chaves, hematologista do Hemoce Crato, a execução do procedimento foi ágil e crucial. “Ao avaliar um paciente de 28 anos na UTI, deparei-me com uma leucemia aguda, com forte suspeita de síndrome de leucostase. E, de forma extremamente rápida, a coordenadora de enfermagem da aférese do hemocentro de Fortaleza, Naliele Maia, se prontificou a vir até o Cariri trazer o material e também a auxiliar as enfermeiras do Hemoce Crato a realizarem o procedimento pela primeira vez”, explicou. 

Com o sucesso do procedimento, o paciente foi retirado da ventilação mecânica e transferido para a enfermaria para continuar o tratamento.

A leucaférese pode ser solicitada por um médico através de um sistema online do Hemoce. A solicitação é analisada por um hemoterapeuta, que faz a programação terapêutica para o procedimento, caso a indicação seja confirmada.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade