Foto: Carlos Gibaja / Casa Civil
Em cumprimento a promessa de disponibilização de Bíblias e livros sagrados de outras religiões em todas as escolas públicas da rede estadual, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), afirmou que pretende enviar ainda este ano o projeto para apreciação dos deputados estaduais. O governador abordou o tema pela primeira vez durante a abertura do 3° Congresso Ceará Pentecostal, em agosto.
“O que eu defendia e continuo a defender é que é razoável que a biblioteca da escola tenha a Bíblia, como pode ter o Alcorão ou livros de outra religião. Para os jovens que estão na escola de ensino médio, é razoável que ele queira ler José de Alencar e tenha na biblioteca, assim como é razoável que o jovem possa abrir a Bíblia”, declarou o governador durante entrevista ao Diário do Nordeste.
Embora já haja projetos indicativos de deputados solicitando a distribuição dos livros sagrados, o projeto do estado, se atém apenas a compra e a disponibilização dos materiais religiosos nas bibliotecas estaduais, para que os alunos interessados possam consultar.
“Não é obrigar ninguém a ler nada, nem doutrinar ninguém a nada. Temos que entender que nós somos líderes e governantes de um povo que não vive na Lua, nós somos lideranças do povo brasileiro e o povo cearense, 95% dele, é cristão”, reforça Elmano. “Eu confesso que eu não consigo compreender uma pessoa que acha que a biblioteca de uma escola pode ter livros do José de Alencar, de Machado de Assis, do Aluizio de Azevedo, da Rachel de Queiroz e não pode ter a Bíblia.” Finalizou o governador do Ceará.