Foto: Divulgação
A Receita Federal libera, a partir desta sexta-feira (22), a consulta ao lote de restituições da malha fina. Cerca de 220 mil contribuintes que resolveram pendências com o Fisco poderão verificar se têm direito ao pagamento. O lote também inclui restituições residuais de anos anteriores. A consulta pode ser feita no site da Receita Federal.
Segundo a Receita, serão pagos R$ 558,8 milhões. A lista de prioridades no pagamento da restituição do imposto de renda contempla diferentes grupos. A maior parte, 88.246 contribuintes, obteve prioridade ao informar a chave pix do tipo CPF na declaração ou utilizar o modelo pré-preenchido.
Além disso, 34.287 contribuintes têm entre 60 e 79 anos, enquanto 8.898 são professores, cuja maior fonte de renda é o magistério. O grupo também inclui 8.643 moradores do Rio Grande do Sul, priorizados por conta das enchentes deste ano. Ainda, conta com 4.802 idosos acima de 80 anos e 3.570 pessoas com deficiência ou doenças graves.
O pagamento está previsto para o dia 29 de novembro, diretamente na conta bancária ou na chave pix informada na declaração. Caso o valor não seja creditado por problemas com a conta, eles poderão ser resgatados no Banco do Brasil por até um ano.
Brasileiros que não estiverem na lista, devem acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar possíveis pendências e enviar uma declaração retificadora para ser contemplado nos próximos lotes.