Maioria dos casos atingem homens acima dos 60 anos. Foto: Ilustrativa/Pixabay
Em Juazeiro do Norte, nos últimos quatro anos, os casos de câncer de próstata vêm registrando uma média de 53 diagnósticos por ano. Dados da Secretaria Municipal de Saúde, a pedido do Portal Miséria, mostram que, de 2021 até novembro de 2024, foram registrados 213 casos da doença.
O câncer de próstata, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, representando cerca de 29% dos casos de câncer. A doença, que se desenvolve na glândula prostática, muitas vezes não apresenta sintomas nas fases iniciais, tornando os exames preventivos essenciais para detectar a doença em estágios curáveis.
Homens mais novos também são afetados
Em 2021, Juazeiro do Norte registrou 46 casos de câncer de próstata, com a idade mediana dos pacientes sendo de 76 anos. A maior idade registrada foi de 90 anos e a menor, 58 anos. Já em 2022, segundo a Secretaria de Saúde do município, o número de casos subiu para 47, e a idade mediana dos pacientes caiu para 74 anos, com a maior idade registrada em 92 anos e a menor, 39 anos.
O aumento foi mais expressivo em 2023, quando o município registrou 71 casos, a maior quantidade nos últimos quatro anos. A idade mediana foi de 71 anos, com a maior idade de 93 anos e a menor, 46 anos. Até dia 7 de novembro de 2024, 49 casos já haviam sido registrados, com a idade mediana dos pacientes sendo de 72 anos, a maior idade registrada foi de 89 anos, e a menor, 57 anos.
Embora a maioria dos casos ainda esteja concentrada na faixa etária mais avançada, com idades entre 70 e 90 anos, os dados revelam que o câncer de próstata também pode atingir homens mais jovens. Em anúncio nas redes sociais, a pasta fez um chamamento para participação nas atividades desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde. “Esse mês, a gente reforça a importância do cuidado com a saúde masculina e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Essa é a segunda doença que mais atinge homens no Brasil, e a melhor forma de combater é a prevenção“.
Diagnóstico precoce: Onde conseguir?
O câncer de próstata é uma doença que, quando detectada em estágios iniciais, tem chances de cura. No entanto, muitos homens ainda se esquivam de exames preventivos, seja por vergonha, medo ou falta de informação.
A recomendação dos órgãos de saúde é que homens a partir dos 50 anos realizem exames de rotina, como o toque retal e a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico). A frequência varia de acordo com a recomendação médica. Homens com histórico familiar da doença devem iniciar a prevenção ainda mais cedo, aos 45 anos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todo o acompanhamento, inclusive as solicitações de exames preventivos, deve ser procurado na Unidade Básica de Saúde do bairro em que a pessoa reside. A partir disso, os profissionais irão orientar o passo a passo que cada paciente deve seguir.