Foto: PMCE
Um total de 44 aves resgatadas durante ações policiais foram devolvidas à natureza. A soltura ocorreu no último sábado (23), em uma área de reserva legal, no município de Santana do Cariri. A ação contou com a presença de policiais ambientais e voluntários.
Entre as aves soltas, estavam 15 campinas, um sabiá-laranjeira, dois vianas, três azulões, quatro bicos-de-veludo, dois sofréus, dois bigodinhos, um bico-de-osso, dois golinhas, quatro baianos, quatro tico-ticos-rei-cinza e quatro tico-ticos.
Antes de retornarem ao seu habitat natural, os animais silvestres passaram por um período de triagem. O trabalho é feito pela Organização Não-Governamental (ONG) BiodiverSe, que auxiliou o BPMA durante a soltura.
De acordo com o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), os pássaros soltos foram vítimas de tráfico, comércio e criação ilegal de animais silvestres. Na semana passada, por exemplo, foram apreendidas 46 aves criadas ilegalmente em uma casa na zona rural de Várzea Alegre. Duas pessoas foram conduzidas à delegacia..