FOTO: Ricardo Stuckert
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta terça-feira (26), da abertura da 99ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), em Brasília (DF). Durante sua fala, Lula afirmou que não faltará crédito para que os empresários da construção civil invistam em empreendimentos residenciais para a população brasileira.
“Nós queremos cuidar do povo brasileiro. Só que tem uma parte do povo que precisa da mão do Estado e tem outra que não precisa. E essa que não precisa a gente também tem que cuidar facilitando a vida dos empresários. Por isso, quero dizer uma coisa: não faltará crédito para a gente fazer as casas nesse país”, afirmou Lula.
O presidente destacou ainda que programas como o “PAC”, “Acredita” e o “Minha Casa, Minha Vida” oferecem um impulso fundamental para o desenvolvimento do setor e estimulam investimentos em habitações e infraestrutura, gerando emprego e renda.
Durante o ENIC, o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira se pronunciou citando um número referente a atuação do Governo Federal no setor da construção civil, e a importância de acreditar ser possível possuir uma casa própria nos dias atuais no país.
“Só a Caixa Econômica concede acima de R$ 200 bilhões de crédito imobiliário neste ano. Tudo isso ocorre porque a população está acreditando que é possível adquirir a casa própria. O segmento da construção civil também acredita. Há alguns anos, para se construir 500 unidades habitacionais se levava 48 meses. Com as tecnologias aportadas, hoje 500 unidades habitacionais você faz em 18 meses”, destacou Vieira.