Foto: José Cruz/ Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o governo enviará ao Congresso uma proposta para isentar de Imposto de Renda (IR) pessoas que ganham até R$ 5 mil por mês. A medida será financiada por uma taxação adicional sobre quem recebe mais de R$ 50 mil mensais e, segundo o ministro, a proposta não terá impacto nas contas públicas.
Em pronunciamento, Haddad destacou que a medida faz parte da segunda etapa da reforma tributária voltada ao Imposto de Renda. Ele também mencionou que, junto à reforma tributária do consumo promulgada no ano passado, o objetivo é aliviar a carga tributária sobre as classes baixa e média, ampliando o poder de compra da população.
“A nova medida corrige parte da injustiça tributária, beneficiando quem ganha menos, sem aumentar o gasto público. Isso é possível porque os que recebem rendas muito altas contribuirão um pouco mais, de forma equilibrada e seguindo padrões internacionais”, explicou o ministro. Entre os benefícios citados, Haddad destacou a isenção de impostos sobre produtos da cesta básica, como a carne, e o estímulo ao crescimento do comércio local e dos pequenos negócios.