FOTO: Cleo Santana
Os internos da Unidade Prisional Regional do Cariri (UP-Cariri) participam de curso de informática promovida pela Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP). A iniciativa faz parte de uma ação que está acontecendo em várias unidades prisionais do Ceará e pretende promover a qualificação profissional e facilitar a futura reintegração social dessas pessoas.
Além da Unidade Prisional Regional do Cariri (UP-Cariri), o curso está sendo oferecido em diversas unidades prisionais do estado, como a Unidade Prisional Professor Olavo Oliveira II (UPPOO II), a Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim (UP-Sobreira Amorim), a Unidade Prisional de Aquiraz (UP-Aquiraz), a Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF), a Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda) e a Unidade Prisional Regional de Sobral (UP-Sobral).
Até o momento, 2.038 pessoas privadas de liberdade foram capacitadas em diversas áreas, sendo 710 dessas formações, realizadas em parceria com o Senac. Atualmente, as turmas são divididas entre os turnos da manhã e da tarde, garantindo que mais internos tenham acesso ao curso que possui carga horária total de 40 horas/aula.
Sobre a formação:
O conteúdo do curso é abrangente e enfatiza temas essenciais para o desenvolvimento de habilidades digitais e de comunicação, nele os participantes aprendem a utilizar programas de escritório, conceitos básicos da internet, navegação, serviços de pesquisa, downloads e o uso de e-mails, incluindo a criação de contas, envio de mensagens e anexos, dentre outros.