Foto: Reprodução
Na última terça-feira (17), a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) aprovou a residência médica da UFCA em neurocirurgia. De acordo com o Sistema da Comissão Nacional de Residência Médica (SisCNRM), essa é a primeira residência na área fora da capital, já que os outros dois programas de neurocirurgia no Ceará estão localizados em Fortaleza.
Este é o nono programa de residência médica da UFCA e o segundo aprovado em 2024. Em outubro, a universidade já havia comemorado a aprovação da residência em psiquiatria. Com a nova conquista, a UFCA passa a oferecer programas nas seguintes especialidades: Neurologia, Psiquiatria, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Ortopedia e Traumatologia, Patologia e Pediatria.
Para João Ananias Machado, que supervisionará a residência médica (RM) em neurocirurgia da UFCA, a aprovação do programa foi recebida com grande alegria. Ele destacou que, ao mesmo tempo em que a residência formará novos especialistas, ela também contribuirá para reforçar a qualidade dos neurocirurgiões que já realizam um trabalho exemplar na região. Segundo João Ananias, essa nova residência terá um impacto significativo na melhoria dos serviços de neurocirurgia na região, elevando a qualidade da especialidade no Cariri.
Ingresso
A UFCA ofertará uma vaga por ano em sua residência médica em neurocirurgia, por meio do Exame Nacional de Residência (Enare). A intenção é que as atividades da nova residência comecem em março de 2025, embora a prova do Enare de 2024 já tenha sido realizada no final de outubro.
Assim como no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os candidatos que participaram do Enare terão acesso à sua nota antes de, posteriormente, escolherem, por meio do sistema, o programa de residência para o qual desejam se candidatar. Todos os residentes selecionados, em qualquer programa de residência médica no país, têm direito a uma bolsa mensal de R$ 4.106,09, garantida pelo Ministério da Educação (MEC), durante todo o período de formação.