O presidente Lula anunciou o lançamento do Desenrola Rural , um programa destinado a regularizar dívidas de pequenos agricultores e possibilitar que eles saiam do score negativo junto aos bancos. A iniciativa, que deverá ser renovada em 2025, oferecerá descontos de até 85% nas famílias, facilitando o acesso ao crédito para os agricultores familiares. O anúncio foi feito pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, durante entrevista ao programa A Voz do Brasil na última sexta-feira, 20.
O foco do programa é beneficiário de agricultores familiares com renda bruta anual de até R$ 50 mil, especialmente aqueles inscritos no Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). Muitos desses produtores possuem propriedades do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) registradas na Dívida Ativa da União (DAU).
Além disso, o ministro destacou as inovações do programa Terra da Gente , voltadas à reforma agrária. Com a meta de incluir mais de 324 mil famílias até 2026, o programa busca destinos de terras públicas, adjudicadas de grandes empreendedores da União e propriedades em posse de bancos para a reforma agrária. Essa medida visa não apenas garantir o acesso à terra, mas também oferecer inclusão produtiva e solução de conflitos agrários.