Foto: Reprodução
A matrícula para alunos novatos na rede pública estadual do Ceará começa nesta terça-feira (14) em escolas localizadas no interior do estado. Nos dois primeiros dias, a prioridade será para estudantes com deficiência. A partir de quinta-feira (16), o atendimento será ampliado para os demais alunos. O processo deve ser realizado presencialmente na escola desejada, de acordo com o calendário estabelecido pelas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede).
São considerados novatos os estudantes vindos da rede particular, de outros estados ou aqueles que abandonaram os estudos e desejam retornar à escola pública estadual. Nesses casos, os interessados devem procurar a unidade mais próxima de suas residências para efetivar a matrícula.
O processo de matrículas na rede estadual segue três etapas. Inicialmente, houve a confirmação dos alunos veteranos. Em seguida, ocorreu o remanejamento interno (para estudantes mudando de escola dentro da rede estadual) e externo (para alunos oriundos da rede municipal, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação). A terceira e última etapa, que começa agora, é voltada para os novatos.
O calendário e as orientações específicas para cada município estão sob a coordenação das Credes, que organizam o processo de matrícula nas escolas estaduais de suas respectivas regiões.