Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Barbalha lembra hoje 10 anos da morte do médico e político Antonio Correia Saraiva
O Site Miséria lembra exatos 10 anos da morte do médico Antonio Correia Saraiva
Demontier Tenório
Antonio Correia era muito conhecido e querido no Cariri (Foto: Reprodução)

O Site Miséria lembra exatos 10 anos da morte do médico Antonio Correia Saraiva, que transcorre nesta terça-feira. Ele faleceu no dia 14 de janeiro de 2015, aos 70 anos de idade, no Hospital Sírio Libanês de São Paulo em decorrência de um câncer. O mesmo foi prefeito de Ibiapina, vereador em Barbalha e diretor dos hospitais Santo Antonio, do Coração e do Arajara Park. O seu filho Guilherme Saraiva deu início ao segundo mandato como prefeito de Barbalha após ser reeleito em outurbo do ano passado.

Antonio Correia foi o primogênito da família do agricultor Vicente Batista Saraiva e Otília Furtado Correia Saraiva de cujo enlace matrimonial nasceram ainda os médicos José e João Correia Saraiva. No ano de 1970 ele formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Pernambuco e iniciou a atividade na área de saúde no município de Terra Roxa (PA) ali permanecendo durante seis meses.

Retornou ao Ceará desembarcando no município de Ibiapina, onde foi eleito prefeito no ano de 1976. Passou pouco tempo no cargo ao decidir retomar os estudos buscando especialização em alergologia na Alemanha, beneficiado por um intercambio. Já em 1979 retornou ao Cariri passando a trabalhar no Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo como cirurgião geral.

No mesmo ano abriu o seu consultório na Rua do Vidéo no centro da cidade atendendo pacientes na sua especialidade como alergologista. Foi quando passou a planejar a construção de um hospital e, no dia 27 de dezembro de 1981, abria as portas do Hospital Santo Antônio junto com os dois irmãos e o primo Tenente Coelho, que era dono de uma construtora, além do farmacêutico Ribamar Correia.

Foi naquele hospital onde surgiu a primeira UTI da Barbalha, além do pioneirismo no serviço de neurocirurgia e hemodinâmica no Cariri. O complexo reúne ainda o Centro de Diagnóstico por Imagem; Centro de Hemodiálise, Ressonância Nuclear Magnética e o Hospital do Coração do Cariri, sendo o único na região com cirurgias e tratamento de doenças cardíacas, dispondo de UTI Coronareana.

Outra grande realização de Antonio Correia Saraiva foi o Arajara Park, um dos maiores e mais belos parques ecológicos e temáticos do país. Ele foi casado com a bioquímica e ex-secretária de educação de Barbalha, Fabíola Sampaio Saraiva, e pai de quatro filhos: Carizia (médica – especialista em radiologia); Caroline (Administradora de Empresas); Guilherme (médico – cursando residência em medicina nuclear); e a caçula Gisele acadêmica de Medicina.

No ano de 2012, ou quatro anos após disputar a prefeitura de Barbalha sem êxito, Antonio Correia foi eleito vereador com quase 1.800 votos. Naquele pleito, tornou-se o primeiro colocado pela coligação “Barbalha Cada Vez Melhor” e o segundo lugar no geral. Quando faleceu, Antonio Correia estava no pleno exercício da atividade parlamentar tendo sido alvo de muitas homenagens durante o velório e sepultamento.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade