Foto: Pablo Pedraza
No Cariri, 262 pessoas privadas de liberdade receberam aprovação no Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja PPL) 2024. Destes, 177 são da Unidade Prisional do Cariri, 19 da Unidade do Crato e 66 da Unidade Juazeiro do Norte. Na região, 944 detidos participaram do Encceja.
Os participantes aprovados, que obtiveram o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio, terão direito à remição de pena, sendo 177 dias a menos para quem concluiu o Ensino Fundamental e 133 dias para quem concluiu o Ensino Médio.
No Ceará, o exame contou com a participação de 11.933 pessoas, com 5.382 conquistando certificados de conclusão ou atestados de proficiência em pelo menos uma área do conhecimento. Para Mauro Albuquerque, secretário de administração penitenciária e ressocialização, a iniciativa é transformadora. “A educação, como direito fundamental, é uma ferramenta essencial para a recuperação e o futuro de todos”, afirma.
As avaliações do Ensino Fundamental abrangeram as matérias de Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia. No Ensino Médio, as provas incluíram Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens, Redação e Ciências Humanas.