Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Cariri tem mais de 50 farmácias cadastradas no Programa Dignidade Menstrual
A iniciativa, lançada em 2023, tem como objetivo garantir a pessoas em situação de vulnerabilidade ou baixa renda itens básicos de higiene menstrual. 
Bruna Santos
18 cidades da região tem farmácias credenciadas. Foto: Seduc/ CE

A região do Cariri possui mais de 50 farmácias, em 18 cidades, credenciadas no Programa Dignidade Menstrual, do Ministério da Saúde. A iniciativa, lançada em 2023, tem como objetivo garantir a pessoas em situação de vulnerabilidade ou baixa renda itens básicos de higiene menstrual. 

O  programa já distribuiu 240,3 milhões de absorventes. Segundo a pasta, o Ceará é o segundo estado com mais pessoas beneficiadas, com 245.195 atendidas, ficando atrás somente da Bahia, que contabilizou 278.431 pessoas contempladas. Com o programa, cada pessoa tem direito a 40 unidades para dois ciclos menstruais.

No Cariri, as cidades de Abaiara (2), Araripe (2), Aurora (3), Barbalha (3), Barro (1), Brejo Santo (3), Campos Sales (1), Caririaçu (2), Crato (5), Granjeiro (2), Jardim (2), Juazeiro do Norte (10), Mauriti (3), Milagres (3), Missão Velha (3), Porteiras (3), Potengi (1) e Várzea Alegre (2), estão dentro da lista de municípios com farmácias credenciadas. A lista completa pode ser acessada no site do Governo Federal.

 

Como ter direito ao benefício?

Tem direito ao benefício pessoas de 10 e 49 anos de idade com inscrição no  Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Além disso, para retirar é preciso se encaixar em algumas das seguintes situações:

  • ⁠ ⁠Viver em extrema vulnerabilidade social (renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa);
  • ⁠ ⁠Ser estudante de escola pública com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa;
  • ⁠ ⁠Estar em situação de rua, sem limite de renda.

No ato da retirada é necessário apresentar a autorização emitida no aplicativo Meu SUS Digital, válida por 180 dias. Além disso, é preciso levar um documento de identidade com foto e o CPF. Menores de 16 anos devem ser acompanhados e seus responsáveis. A declaração também pode ser impressa nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) das cidades.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade