Foto: Maurício Albano/Arquivo
Em 21 de março de 2010 colhedores de pequi de Jardim, Barbalha, Porteiras e Missão Velha iniciavam a comemoração pela colheita do fruto. O Site Miséria noticiou o fim das festividades no dia 23 do mesmo mês. Na época, a safra não havia sido consumida por um incêndio e o COVID-19 não era uma preocupação para a saúde pública estadual.
O Site Miséria esteve no Rancho dos Pequizeiros durante a comemoração, que contou com uma missa, pega de boi e 48 horas de forró. O evento foi organizado por Pequim Roriz, que definiu a festa como um encontro de confraternização e um momento de alegria para os pequizeiros que, depois de três meses vivendo em acampamentos em cima da serra, terminam o trabalho num clima de religiosidade e confraternização.
Este ano aproximadamente 80% da safra de pequi foi consumida pelas chamas de um incêndio que durou uma semana e até o fim deste mês festividades que reúnam mais de 100 pessoas não serão permitidas em todo o Estado. O Site Miséria relembra da festa do Rancho dos Pequizeiros” com saudades e votos de que em breve estejamos novamente em comemoração.