De setembro para cá, a região do Cariri tem estado sob alerta frequente de baixa umidade do ar. O tempo seco e as altas temperaturas são característicos dos últimos meses do ano e, em especial, de novembro, quando alcançam números alarmantes.
A baixa umidade do ar tem potencial para desencadear ou piorar problemas respiratórios e dermatológicos. De acordo o médico alergologista e dermatologista Dr. Cícero Inácio, o uso de ar condicionado também pode influenciar esse quadro. “A mudança brusca de temperatura, quente e frio, pode desencadear crises, ressecar a pele demais”, explicou.
O médico Dr. Cícero Inácio também divulgou algumas dicas para cuidar da saúde nesse tempo seco. “Quando a umidade do ar está muito baixa, vale a pena deixar um recipiente com água no ambiente ou até, a depender do ambiente, […] pode se fazer uso de umidificador”, recomendou. O umidificador de ar é aconselhado apenas em ambientes que não possuem estofados e cortinas.
Além disso, o alergologista e dermatologista recomendou que a população caririense não se exponha ao sol em horários de pico de temperatura, consuma bastante líquido e invista no uso de hidratante e protetor solar.