Carro "fumacê" no posto Café da Linha, em Milagres (Foto: Normando Sóracles)
Velho conhecido da população, o carro fumacê volta a aparecer em cidades do Cariri. Em Milagres, foi um pedido da prefeitura que o veículo transitasse para conter a proliferação do mosquito da dengue. Em março, a previsão é que aja um surto da doença no Ceará, realidade agravada pela pandemia do coronavírus.
Em Milagres, o carro que joga “fumaça” com veneno nocivo ao mosquito transita desde o último dia 23, solicitado pela Secretaria de Saúde.
Na cidade, há o monitoramento de todos os territórios com a intensificação do trabalho das equipes de vigilância em saúde. agentes. Outras medidas adotadas para maior conscientização foi à realização de campanhas e mutirões envolvendo a população.
A pulverização já vem ocorrendo no município com a atuação dos agentes de endemias com bombas costais.
O Ceará, os demais estados do Nordeste, além de Rio de Janeiro e Espírito Santo, podem sofrer um surto de casos de dengue este ano, conforme alerta do Ministério da Saúde desta quarta-feira (15).
Em 2019, o Ceará teve quase 15 mil casos da doença, mais que o triplo do ano anterior. Apesar do crescimento, o número de casos da doença foi bem abaixo do registrado em 2015, quando mais de 50 mil pessoas foram infectadas.