Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Demora para resultados de testes motiva ação do MPCE; Cariri faz parte de solicitação
Redação
Foto: Polina Tankilevitch/Pexels

O Ceará já realizou mais de 5 mil testes para detectar Covid-19. A realização dos testes é uma peça fundamental no combate ao novo coronavírus no Estado. No entanto, segundo o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS-CE), a espera pelo resultado dos exames das cidades do interior chega a levar 17 dias.

Na último domingo (20), o prefeito de Barbalha Argemiro Sampaio (PSDB) cobrou celeridade nos resultados dos testes para coronavírus na cidade. O gestor argumenta que sem os resultados, os municípios estão “trabalhando de olhos vendados”.

Na quarta-feira (1º) o Ministério Público Estadual  e o Federal enviaram um ofício à Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) e à direção do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen). Os requisitos foram para esclarecimentos sobre o andamento e controle da fila de espera para realização dos exames de detecção do coronavírus.

O documento questiona: quem tem prioridade na fila; de que forma as pessoas são informadas do resultado; quantos pacientes internados aguardam resultado e há quanto tempo eles aguardam; qual o tamanho da fila; quantos exames foram realizados nos últimos 15 dias; quantos testes rápidos já foram realizados; qual critério e protocolo adotados para exames de grupos de risco como pessoas em situação de rua, idosos e pessoas portadoras de deficiência em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), Residências Terapêuticas (RT) e abrigos, internos do sistema prisional; entre outros questionamentos.

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade