O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) no formato 100% digital, disponível através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, do Serpo/Denatran, já é uma realidade para mais de 120 mil proprietários de veículos no Ceará.
A partir de agora, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) disponibiliza em seu site mais uma novidade. O CRLV, também digital, mas em formato de arquivo PDF pode ser acessado no site do Detran e impresso em casa pelo proprietário.
Para ter acesso, é simples e rápido. Se o seu veículo está licenciado, ou seja, está com as taxas de licenciamento e seguro DPVAT pagas e não possui débitos de multas ou IPVA em atraso, basta acessar a Central de Serviços no site (www.detran.ce.gov.br) e clicar em “Novo CRLV Digital”.
Em seguida, preencher os dados da placa e renavam ou chassi, depois clicar em “Baixar CRLV” e informar nos campos solicitados o número e código de segurança do CRV – Certificado de Registro de Veículos (Antigo DUT), conforme ilustrado na figura que aparece no site. Clicando em validação, o documento em formato PDF pode ser salvo no seu celular ou computador para arquivar ou imprimir onde e quantas vezes você quiser.
O documento estará disponível poucas horas após o pagamento da taxa de licenciamento (tempo de compensação bancária) e já poderá ser impresso em casa.
Outra opção é cadastrar-se no portal “Meu Detran”, um ambiente amigável e intuitivo que disponibilizará também o CRLV Digital. A vantagem, nesse caso, é que você fará esta operação de inclusão do número e código de segurança do CRV apenas uma única vez.
O CRLV Digital, seja arquivado no seu celular ou impresso em papel comum, possui a mesma validade do CRLV impresso em papel moeda que deixa de existir, conforme deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 180/2019 e, portanto, não mais será enviado pelos Correios.
A veracidade do documento é atestada por meio de um QR Code específico que será lido pelo aplicativo usado pelos órgãos de fiscalização de trânsito, mesmo em locais em que não haja internet.