Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Há 50 anos o Romeirão era inaugurado em Juazeiro pelo prefeito Mauro Sampaio
Demontier Tenório
Há 50 anos o Romeirão era inaugurado em Juazeiro pelo prefeito Mauro Sampaio
Romeirão praticamente lotou no dia de sua inauguração (Reprodução)

Nesta sexta-feira, dia consagrado ao trabalhador, o Site Miséria mergulha na história e lembra exatos 50 anos da inauguração do estádio olímpico Mauro Sampaio “O Romeirão” em Juazeiro do Norte. Uma obra enorme que se impôs até bem pouco tempo e chamada, também de “colosso do Pirajá”. Fruto da iniciativa do prefeito de então Mauro Sampaio e inaugurado durante o jogo festivo Cruzeiro 1×0 Fortaleza com gol de Evaldo.

Durante décadas foi palco de grandes eventos esportivos, religiosos, sociais e culturais a exemplo do show com o cantor Roberto Carlos. A construção do estádio foi uma resposta do Doutor Mauro aos desportivas que o vinham pressionando diante da incapacidade do velho campo da LDJ. Àquela praça esportiva já não mais comportava o gosto dos juazeirenses pelo futebol e, no dia 1º de maio de 1970, o prefeito entregava o estádio ao povo.

Dentre os muitos que lutaram pela obra estava o professor e comentarista esportivo José Boaventura de Souza, juntamente com outros colegas de rádio. No ano passado o Romeirão foi completamente demolido pelo governador Camilo Santana que está construindo uma Arena a qual manterá o nome de Mauro Sampaio e Romeirão numa homenagem aos peregrinos que nos visitam. Inclusive, existe a ideia da construção, na entrada, de um monumento em tamanho natural em homenagem a Doutor Mauro.

EFEMÉRIDES – Ainda neste dia 1º de maio completa 57 anos da Fundação do Icasa Esporte Clube; 67 do Centro Estudantal Juazeirense (CEJ); 64 da instalação da primeira feira livre em Juazeiro e fundação da União Contabilista Juazeirense. Além disso, 62 anos da criação da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes (São Miguel); 53 de inauguração da Rádio Progresso e 82 anos de idade do querido poeta Pedro Bandeira, que já foi vereador em Juazeiro.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade