Foto: Reprodução/TSE
Você votaria novamente no prefeito atual ou alguém indicado por ele em sua cidade? Essa foi a pergunta da última enquete publicada pelo Site Miséria. Os 802 leitores que participaram da pesquisa responderam se manteriam o atual prefeito de suas cidades no poder ou se confiariam em uma indicação feita por ele.
A maioria dos leitores negou que votaria no atual prefeito dos seus municípios. Cerca de 74% dos participantes da pesquisa, o equivalente a 596 votos, prefere renovar o poder Executivo.
Essa tendência à renovação política não vem de hoje. Em todo o Brasil, eleitores descontentes com os representantes da “velha política” têm apostado em novos nomes. Nas eleições de 2016, cerca de 42,8% dos candidatos eleitos nunca haviam disputado um cargo político antes.
Em 2015, a Câmara dos Deputados votou pela aprovação do artigo da reforma política que prevê o fim da reeleição de prefeitos, governadores e presidente. Muitos parlamentares são contrários à reeleição do Executivo, argumentando que um segundo mandato permite o uso da máquina pública nas eleições e desvia o mandatário/candidato das suas atribuições de governança durante todo o ano eleitoral.
Dos 802 leitores que participaram da enquete, apenas 206 afirmaram que votariam novamente no prefeito atual dos seus municípios ou votariam em um candidato indicado por ele. Esse número é equivalente a 26% do total de leitores que responderam a pesquisa e ilustram uma aprovação reduzida ao trabalho realizado pelos representantes atuais do Poder Executivo municipal.