Foto: Reprodução/Pixabay/Pexels
Todos os países afetados pela pandemia do novo coronavírus que precisaram entrar em isolamento social registraram um aumento considerável nos pedidos de divórcio. O mesmo está acontecendo no Brasil. No entanto, o número de pedidos de divórcio reduziu em Juazeiro do Norte neste período.
O Site Miséria entrevistou Maxwell Pariz, tabelião do Cartório Pariz, para entender o que está acontecendo. A diminuição nos pedidos de divórcio não significa que menos casais juazeirenses querem se divorciar. De acordo com Maxwell, no Ceará o divórcio só pode ser realizado na presença do casal interessado, do advogado, do tabelião e de um defensor público.
Desde março deste ano os cartórios cearenses precisaram suspender a maioria das atividades presenciais e funcionar em regime de plantão, atendendo apenas casos urgentes previstos em leis. Em tempos normais, o Cartório Pariz realiza entre seis e sete divórcios por mês. Mas em abril, apenas três ou quatro divórcios foram realizados no cartório.
O aumento nos divórcios a nível nacional acontece porque São Paulo representa 30% do movimento dos cartórios brasileiros e tem permissão para atender as solicitações por videoconferência.