O material foi deixado no Hospital Leonardo Da Vinci - Foto: Reprodução
20 respiradores pulmonares, que tinham sido retidos pela União e estavam em São Paulo, chegaram a Fortaleza nesta sexta-feira (15). O governador Camilo Santana comentou em suas redes sociais sobre a vinda do equipamento.
“Serão mais 20 UTIs para salvar vidas dos irmãos e irmãs cearenses”, escreveu o governador. Os aparelhos foram entregues ao Hospital Leonardo da Vinci, unidade em Fortaleza exclusiva para o tratamento de pacientes com o coronavírus.
Na primeira semana de maio, outros 28 respiradores chegaram ao estado. O Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Ceará (MPCE) iniciaram em abril uma ação judicial contra a União e a Intermed Equipamento Médico Hospitalar Ltda solicitando a entrega de respiradores adquiridos pelo Governo do Estado e pela a Prefeitura de Fortaleza.
A Intermed alegou que não houve a entrega do material por solicitação do Ministério da Saúde. A Justiça Federal, em decisão de primeira instância, determinou a entrega dos respiradores, o que foi mantido em segunda instância. 94 aparelhos foram comprados a nível estadual e municipal, destes 58 deles chegaram.
Diário do Nordeste