Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Professor da UFCA desenvolve App para acompanhar incidência da Covid-19 no Cariri
O App permite que o usuário acompanhe os números de casos confirmados (total e a taxa por cem mil habitantes), de casos em análise e de óbitos na região do Cariri. Também é possível ver a incidência por cidade, por bairro, por sexo e idade
João Boaventura Neto
Professor da UFCA desenvolve App para acompanhar incidência da Covid-19 no Cariri
Foto: Ilustrativa

O professor Rafael Perazzo, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UFCA, desenvolveu e lançou o Aplicativo – O Covid19 Cariri –, que permite acompanhar a incidência dos casos na região, pelo smartphone. O App já está disponível para o sistema Android, gratuitamente.

O App permite que o usuário acompanhe os números de casos confirmados (total e a taxa por cem mil habitantes), de casos em análise e de óbitos na região do Cariri. Também é possível ver a incidência por cidade, por bairro, por sexo e idade.

O trabalho é uma continuidade do Painel de Monitoramento da Covid-19, com dados do avanço do Coronavírus no Brasil e no mundo, também realizado pelo professor Rafael juntamente com o pesquisador Juscelino Pereira Silva, ambos da UFCA.

De acordo com Rafael Perazzo, a ideia de desenvolver o aplicativo surgiu para facilitar o acesso a essas informações, de forma mais rápida: “A ideia surgiu a partir da percepção de que os celulares estão mais próximos dos usuários do que computadores convencionais, principalmente em período de isolamento social”.

O Aplicativo também possibilita a propagação desses dados deixando a população informada a partir de fontes confiáveis. “É importante estar sempre bem informado com dados confiáveis e evitar a disseminação de ‘fake news’ sobre a pandemia”, explica Rafael.

A base de dados do aplicativo é a mesma do Painel de Monitoramento e os dados são baixados do IntegraSUS (Secretaria de Saúde do Estado do Ceará) e filtrados pelas cidades que compõem a região do Cariri.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade