Foto: Reprodução/Prefeitura de Juazeiro do Norte
No começo deste mês, a Prefeitura de Juazeiro do Norte anunciou período de “pico” da pandemia do novo coronavírus. Próximo de alcançar a marca de 7 mil casos confirmados de Covid-19, o município tem apostado em capacitar os profissionais de saúde que estão em contato constante com a população.
Em um primeiro momento, a Gestão focou em capacitar os médicos e enfermeiros que compõem as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) para detecção de possíveis casos de Covid-19, monitoramento e manejo clínico.
Agora, a pedido da coordenação de Atenção Primária, os enfermeiros capacitados estão repassando o treinamento para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Para esses profissionais, a capacitação orienta a busca, o monitoramento e de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.
De acordo com a Prefeitura de Juazeiro do Norte, os agentes de saúde são fundamentais na “identificação precoce dos pacientes suspeitos, auxiliando no início da assistência adequada a cada caso e evitando que haja evolução para um quadro mais grave”.