Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Testagem de pessoas que integram os grupos de risco passa por mudanças em Juazeiro; entenda
Sarah Gomes
Foto: Reprodução/Prefeitura de Juazeiro do Norte

Nesta terça-feira (21), o Jornal do Cariri publicou um estudo estatístico que prevê que em Juazeiro do Norte o pico da pandemia do novo coronavírus deve acontecer entre os dias 28 de agosto e 29 de setembro. Em entrevista para a publicação, o prefeito Arnon Bezerra (PTB) informou que neste período, o contágio na cidade pode ultrapassar a marca de 2,5 mil novos casos por dia.

Prefeitura tenta controlar estado de calamidade pública

Desde o início das atividades da Unidade Sentinela e das Unidades de Testagem Rápida, a Gestão recebeu críticas pelas longas filas de espera, falta de organização do público e exposição de pessoas classificadas como grupo de risco a outros possíveis infectados pelo novo coronavírus.

Em março deste ano, quando a Organização Mundial de Saude (OMS) decretou estado de pandemia, a agência indicou que governos deveriam atuar na contenção dos casos, no atendimento da parcela mais ampla e vulnerável da população, e desenvolver um plano sanitário que evitasse mortes causadas pela doença e contemplasse toda a população.

Isso tem sido um desafio especialmente para as gestões municipais, que nunca lidaram com um estado de calamidade pública similar ao causado pela pandemia. No entanto, para vencer essa questão, diariamente a Prefeitura de Juazeiro do Norte anuncia novas medidas, organizações e investimentos nos equipamentos de saúde.

Mudança na testagem dos grupos de risco

Nesta terça-feira (21), o anúncio deu conta das pessoas que integram os grupos de risco. A partir de hoje, idosos (acima de 60 anos), gestantes e pacientes com comorbidade não precisarão mais buscar os serviços de testagem na Unidade Sentinela e nas Unidades de Testagem Rápida. Agora, essas pessoas serão atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Os testes para os grupos de risco serão realizados mediante agendamento, que pode ser solicitado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) ou às equipes de Saúde da Família. Vale ressaltar que as testagens para esses grupos seguirão os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, ou seja, os testes só serão realizados no 8º dia após o início dos sintomas da Covid-19.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade