Foto: Guto Vital/Agência Miséria
Nova pesquisa da Universidade Federal do Cariri (UFCA) encomendada pelo Sistema Verdes Mares, diz que, ao contrário de outras previsões, o pico da pandemia em Juazeiro pode ocorrer nesta semana.
O estudo analisou números consolidados entre o dia 23 de março a 19 de julho. Os dados foram fornecidos pela Secretaria de Saúde.
Um fato a ser observado: Um mês depois do primeiro infectado, em 23 de abril, foram registrados 11 casos. Após 60 dias, o números de infectados já era de 1.892.
Julho é o período mais crítico na cidade: Com quase 5 mil casos em menos de 20 dias. Mantendo-se a curva, Juazeiro pode alcançar o patamar de segunda cidade com mais casos.
Hoje, Sobral que já confirmou até ontem 5.421 casos, é a única atrás dos índices da capital. Em um mês, Juazeiro, ainda segundo a pesquisa da UFCA, avançou 407% nos casos, enquanto Sobral cresceu 77%.
Dos 89 leitos de UTI do Hospital Regional do Cariri (HRC), 74 estão ocupados (83,15%). Já para os leitos de enfermaria, a taxa de ocupação é de 76%. A pesquisa diz ainda que em 23 de outubro, a cidade terá atingido a marca de 19.463 infectados. A partir de então, entra num processo de baixa.